SOBRE A REPRESENTAÇÃO SINDICAL NA CARREIRA SOCIOEDUCATIVA

10/03/2017 09:59

SOBRE A REPRESENTAÇÃO SINDICAL NA CARREIRA SOCIOEDUCATIVA

I – Sindicalismo chapa branca

A atual direção do SINDSASC entende que a legitimidade de um sindicato não está condicionada a reconhecimento de governos, mas ao reconhecimento por parte da categoria representada.

Por isso evitamos recorrer ao Ministério do Trabalho (MTE) quando o SINDSSE não possuía sua Carta Sindical, por reconhecermos que essa entidade representava e representa uma parte da categoria.

O SINDSSE, entretanto, numa postura autoritária, antidemocrática e antissindical, acionou o MTE para suspender o registro sindical do SINDSASC. Antes disso, e de forma descabida, a própria SECRIANÇA, por intermédio da AJL, tentou interferir na livre organização dos(as) trabalhadores(as), o que repudiamos prontamente.

Até o presente momento não fomos notificados pelo MTE. Se e quando formos, recorreremos. O que se tem é apenas uma noticia.

II – Perguntamos novamente: a quem interessa dividir a categoria?

O SINDSASC não está “invadindo base”. O que o SINDSASC tem feito, desde que a atual direção assumiu, foi lutar pela unidade da categoria.

Não há que se confundir “carreira” com “categoria”. O que define base sindical não é carreira. Bases sindicais são definidas por categoria, e a nossa inclui três carreiras públicas: assistência social, socioeducativa e atividades culturais.

Por isso, quem atuou em contradição com a lei foi o SINDSSE e, ao fazê-lo, apesar de pronunciamentos verbais, nada mais faz senão ajudar o governo, ao nos dividir.

III – Repudiamos o atual Ministério do Trabalho

Não é coincidência que a Carta Sindical do SINDSSE tenha sido expedida logo após a ascensão de Michel Temer, nas circunstâncias conhecidos por toda nação.

São notórias as ligações dos dirigentes do SINDSSE com Jair Bolsonaro, Alberto Fraga e com Paulinho da Força, parlamentares que votaram em favor da PEC-55, a que congela investimentos sociais por até 20 anos.

O atual Ministro do Trabalho é o mesmo que tem impedido a divulgação da lista suja das empresas acusadas de usarem trabalho escravo ou análogo à escravidão.

É a esse tipo de gente com quem os dirigentes do SINDSSE se alinham para dividir a categoria e enfraquece-la justamente nesta conjuntura de ataques brutais aos nossos direitos, quando precisamos de mais união, organização e mobilização.

IV – A esfera judicial

Temos audiência marcada na Justiça do Trabalho no próximo mês. A representação sindical dos(as) servidores(as) da SECRIANÇA será discutida na esfera judicial.

O SINDSSE pode ter a benção do Ministério protetor de escravistas tanto quanto dos políticos acusados de corrupção e defensores de torturadores, mas é inegável que sua criação foi uma afronta ao princípio da unicidade sindical. Provaremos isso na Justiça e esperamos que a mesma reconheça a real representatividade do SINDSASC.

V – Nossa prioridade continua sendo a luta

Não vamos deixar de lutar, de forma alguma. O momento exige muito esforço. Rollemberg é um governador caloteiro e que odeia servidor(a) público(a). Michel Temer e seus aliados, incluindo os amigos do SINDSSE, querem retirar nossos direitos, acabar com a aposentadoria, impor o princípio do acordado prevalecer ao legislado e terceirizar tudo, inclusive atividade fim no setor público.

Nossa prioridade é a união da categoria, com organização cada dia mais aprimorada e, fundamentalmente, a mobilização, porque é isso que, desde sempre, garantiu nossas conquistas e direitos.

SINDSASC ENTREVISTA - Comentários sobre a Nova Lei de Carreira

27/03/2024

NOVA LEI PREVÊ QUE OS CARGOS EM COMISSÃO SEJAM EXERCIDOS PREFERENCIALMENTE POR SERVIDORES DE CARREIRA

DIVULGAMOS AS TABELAS RESULTANTES DA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA